Agricultura e Pecuária

O que é

Conceito: Fomentar, de forma integrada e sustentável, soluções em implantação e gestão de unidades agroindustriais, por meio de apoio aos produtores rurais, em todo o Estado, geração de oportunidades de negócios e a concretização de seu potencial. 

Objetivo: Oferecer serviços de regularização sanitária e ambiental de agroindústrias de alimentos; Ampliar a participação dos agricultores familiares nos mercados institucionais PAA e PNAE; Prestar suporte técnico para elaboração de rótulos em conformidade com a legislação sanitária vigente; Disponibilizar espaço para comercialização de produtos agro industrializados mediante apoio à estruturação de Feiras Gastronômicas e Mercados Municipais; Disponibilizar treinamentos em Boas Práticas de Fabricação e Manipulação de Alimentos para técnicos de agroindústrias, manipuladores de alimentos e produtores de um modo geral; Oportunizar linhas de crédito aos agricultores familiares com juros mais baixos; Prestar suporte técnico na orientação dos Serviços de Inspeção Municipal quanto à sua estruturação, organização e regulamentação (à distância e in loco); Promover o comércio intermunicipal de produtos regionais registrados por meio do SUSAF-TO; Criar políticas de redução e simplificação de tributos para alimentos; Realizar o acompanhamento de agroindústrias alimentares; Elaborar projetos agro industriais de unidades de beneficiamento de alimentos.

Quem pode usar

PRODUTORES RURAIS, MICROEMPREENDEDORES, PRODUTORES DE MÉDIO PORTE.

Como usar

Acessar no portal de serviços

Preencher requerimento digital

Informar demanda requerida

Acolhimento e Enquadramento da demanda

Definição de suporte técnico

Receber atendimento pelo órgão/unidade do Governo. 

Mais informações

Não se aplica.

  • label_important Principais etapas

    Acessar no portal de serviços

    Preencher requerimento digital

    Informar demanda requerida

    Acolhimento e Enquadramento da demanda

    Definição de suporte técnico

    Receber atendimento pelo órgão/unidade do Governo. 

  • access_time Previsão de prazos

    Prazo médio: 15 dias quando existe baixa demanda no setor; 30 dias quando da existência de muitas demandas no setor, principalmente demandas de acompanhamento de agroindústria já em funcionamento. 

  • done_all Informações/Documentos necessários

    Requerimento Digital de Atendimento.

  • feedback Prioridade de atendimento

    1. Ordem de atendimento; 

    2. Processo de Registro com prazo estabelecido pelo órgão fiscalizador; 

    3. Solicitação expressa do Secretário de Agricultura, Pecuária e Aquicultura.

    O atendimento presencial seguirá o disposto na Lei 10.048/00, que estabelece, os grupos de pessoas que têm direito ao atendimento prioritário: pessoas com deficiência; idosos com idade igual ou superior a 60 anos; idosos acima de 80 anos que possuem prioridade perante os outros idosos (Lei Federal 13.466/17); gestantes; lactantes; pessoas com crianças de colo e obesos.

  • hourglass_empty Previsão do tempo de espera para atendimento

    1. Projetos agroindustriais - de acordo com o fluxo do setor, em média, 15 dias do início ao fim quando não envolve elaboração de novo projeto - somente adequação de projeto piloto já existente no setor; 30 dias quando envolve criação de um novo projeto; 45 dias para projetos de reforma que envolvam visita de reconhecimento in loco para posterior elaboração do projeto de reforma; 

    2. Fluxo de processos agroindustriais: 15 dias para projetos já existentes; 30 dias para novos projetos; 

    3. Elaboração de manuais de boas práticas e programas de autocontrole: 30 dias para projetos que foram elaborados pela nossa equipe; 45 dias para novos projetos que demandem reconhecimento in loco da planta; 

    4. Elaboração de rótulos: 15 dias, a depender do fluxo de atendimento do setor.

  • person Mecanismos de comunicação com o usuário

    Telefone: 63 3218-2148

    Telefone celular: 63. 9.9957-3024

    Whatsapp: 63. 9.9957-3024

    Instagram: @agroindustriatocantins

    E-mail: agroindustria@seagro.to.gov.br

  • import_export Procedimentos para receber/responder manifestações do usuário

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  • attach_money Eventuais custos

    Não há taxas para este serviço.

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    Manifestação de reclamações, denúncias, sugestões, elogios e solicitações sobre a prestação deste serviço e sobre a conduta de agentes públicos na prestação e fiscalização do mesmo podem ser feitas através:

    Sistema de Ouvidoria do Poder Geral do Estado pelo telefone 162 ou pelo site:
    http://ouvidoria.to.gov.br

  • laptop Formas de consultar andamento

    Telefone: 63 3218-2148

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Forma de atendimento:

Presencial

Setor/Departamento responsável

Órgão/Entidade: Secretaria do Desenv da Agricultura e Pecuária (SEAGRO)
Setor/Departamento:

SEAGRO – SECRETARIA DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E AQUICULTURA DO ESTADO DO TOCANTINS